Tags

, , , , , , , , , , , ,

O post de hoje, vai para aqueles que adoram esportes, competições e viagens. Novos parques, pontos turísticos, paisagens e pessoas diferentes. Aproveite para  associar tudo isso à sua viagem, quando você viaja para participar de uma competição esportiva. Fazer uma provinha, fora de sua cidade, pode ser mais interessante do que você imagina. Pode ser fora de seu estado ou mesmo em outro país.  A dica é: aproveite que vai viajar e curta não só a prova, mais também o novo ambiente.

Indo um pouquinho mais longe, chegamos a WANAKA. Localizada na Nova Zelândia, do outro lado do globo, coladinha na Austrália e a cerca de 4 hrs da capital Auckland, chegamos a esta encantadora região. Com lagos e montanhas por todos os lados, fica na ilha Sul da Nova Zelândia. Lake Wanaka, ou para quem vai competir, Challenge Wanaka, é uma competição de Triathlon para os mais corajosos e aventureiros.

Trata-se da versão neozelandesa do IronMan, mas com um pouquinho mais de adrenalina. São as mesmas distancias: 3.8 km de natação, seguidos por 180 km de ciclismo e finalizando com 42,2 km de corrida ou maratona para os íntimos. Acontece que esta prova ocorre em um dos mais diferentes e incríveis lugares que alguém pode conhecer. Na época da prova, que normalmente ocorre em janeiro, as temperaturas no local ficam entre 26-28C, com o céu mais azul que você pode encontrar e uma brisa, que chega a ser encantadora. Mas, a altimetria da prova, variações entre subidas e descidas, não perdoa. Por isso, quem for encarar este desafio deve estar muito mais que preparado.

A natação ocorre no lago, que dá nome a prova. A temperatura da água normalmente é super agradável, sem ondas, água cristalina, tão limpa que você pode até beber a água. Perfeito para nadar.  O ciclismo ocorre na estrada que fica em torno dos Alpes que circundam o lago. O caminho percorrido passa por cerca de três Alpes da região dos Southern Lakes. Uma visão realmente espetacular. Na última etapa, a meia maratona, é possível ver, ainda mais de perto, as belezas do lugar. São duas voltas, em um trajeto onde você começa em torno do lago, atravessa estradas e vias locais,  sendo que cerca de 75% é feito em piso de pedregulho ou terra batida, piso rústico e não em asfalto. Difícil, mas não menos incrível.

O local, realmente vale a viagem. Além das belezas incluídas durante a prova, todo o ambiente ao redor irá te surpreender. Wanaka está localizado próximo ao Mt. Aspiring National Park, fazendo com que a viagem torne-se ideal para divertir-se ao ar livre e conhecer suas peculiaridades. Mais de 12 vinícolas cercam a região. Cafés e restaurantes para apreciar a culinária, com ingredientes provenientes da produção local. Além de tudo isso, com um pouquinho mais de tempo e disposição, dá para fazer atividades como pular de pára-quedas, passear nos lagos, fazer rapel em cachoeiras, pescarias guiadas, passeios com barco a vela, rafting, trilhas e muito mais.

Por fim, a dica também vale para outros locais, caso você tenha achado tudo muito longe ou ainda não esteja preparado para usar o chapéu do Indiana Jones. Sem problemas, aqui mesmo, no Brasil existem inúmeras provas, que percorrem lugares lindos e que valem a viagem. Portanto, se você estiver pensando em uma competição, tendo um pouquinho mais de tempo, emende em uma viagem e aproveite! O contrário também vale. Se for competir, vá um pouquinho mais longe e conheça outras provas, outros lugares e novas possibilidades!

Mais info: www.challenge-wanaka.com

Bons treinos e boas viagens!

Crédito imagens: Divulgação