Tags

, , , , , , , ,

Foram 63.611.208 participantes envolvendo 4.023 cidades através de 22 países no ano passado. Para o ano de 2012, o Dia do Desafio, no próximo dia 30.05 promete engajar ainda mais pessoas. Através de inúmeras atividades físicas e envolvimento da sociedade, este evento é uma grande oportunidade para ressaltar os benefícios do esporte e ainda incita a sociedade a ser mais saudável.

A história é mais ou menos assim: durante um rigoroso inverno no Canadá, em 1983 o então prefeito sugeriu que todos deveriam apagar as luzes de suas casas e sair para caminhar as 15hrs, em volta do quarteirão durante 15 minutos. A ideia funcionou e foi notada até na economia de energia gerada durante a ocasião, devido ao grande número de envolvidos. O intuito era de colocar o corpo em movimento e promover uma vida mais saudável. Ao longo dos anos muitas cidades e países foram aderindo ao evento que acabou definindo como o Dia do Desafio, toda última quarta-feira do mês de Maio, onde todos devem se mobilizar para atividades físicas.

Lancamento Dia do Desafio SP

Lancamento Dia do Desafio 2012 – SP

Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem conquistado a cada ano mais pessoas. Atualmente, este evento é difundido em todo o mundo pela The Association for International Sports for All (TAFISA) , entidade de promoção de esportes para todos, sediada na Alemanha. O Sesc SP  é o grande responsável por reunir adeptos ao movimento, em torno do Continente Americano, desde 2000. O evento envolve a sociedade civil, o poder público e privado. Toda e qualquer cidade pode participar, basta seguir os regulamentos do evento. O Sesc coordena as atividades em todos os estados brasileiros. Coordenações específicas locais ficam a cargo de orientarem as participações das cidades nos outros países.

Por aqui, cada cidade deve ter o envolvimento de sua Prefeitura Municipal, responsável pela inserção de alguns dados para preenchimento e cadastro de participação. Para o público em geral, basta ficar atento as atividades que são oferecidas em sua cidade, selecionar a modalidade de sua preferência e encarar o desafio. Neste dia é possível realizar de uma simples caminhada, passando por ciclismo, corrida, gincanas até vivenciar um dia em uma canoa havaiana ou mesmo um catamarã. A escolha é sua. O importante neste dia é não ficar parado.

Dia do Desafio-Houston-EUA

Dia do Desafio: Houston-EUA

No site do Sesc , é possível encontrar mais informações como nome, telefone ou e-mail do representante de cada estado do Brasil. Também é possível visualizar a lista completa de todos os países e cidades participantes nas Américas. O evento ainda instiga Cidade X Cidade no intuito de ganhar ainda mais envolvidos. Todos os participantes são contabilizados e os números são divulgados, demonstrando o alcance local e global do evento. Normalmente são duas disputas, uma dentro do continente e uma mundial.

Dia do Desafio-Yucatan-Mexico

Dia do Desafio: Yucatan-México

Este é um evento que merece ser divulgado e propagado aos quatro cantos. Não somente por disseminar uma sociedade mais saudável, uma vida mais ativa, mas também por envolver globalmente pessoas e comunidades que vivem o seu dia a dia em grandes centros urbanos, em áreas com poluição, trânsito, stress e onde o sedentarismo faz parte de sua rotina. Mais que isso, onde o isolamento social coexiste com a coletividade que ainda não se tornou uma prática. As novas concepções por uma sociedade moderna, dinâmica, inovadora devem enraizar-se em atitudes socioculturais melhores, hábitos mais benéficos à saúde e ao bem estar mútuo. Por isso, o que você está esperando para participar deste Desafio? Esta é a oportunidade.

Crédito imagens: Dia do Desafio