Tags

, , , , , , , ,

Com a grama muito alta, alguns brinquedos quebrados e muita sujeira, este local estava esquecido há 11 anos. Localizado em Berlim, um antigo parque de diversões abandonado está se transformando em um Espaço Público para Arte. Recém batizado de “Kulturpark”, este promete ser um paraíso público para a arte.

Kulturpark

O atendimento cada vez menor levou ao colapso financeiro e a área foi fechada para o público em 2001. Hoje o seu ambiente natural, em meio a árvores e muito espaço, é um terreno fértil a ser transformado. A equipe de curadoria inclui George Scheer e Stephanie Sherman, diretores da Elsewhere  – museu na Carolina do Norte, o fundador da Spinello Projects – Antonny Spinello e Agustina Woodgate, uma artista experimental.

Kulturpark

Um encontro, realizado neste mês de junho, irá reunir 20 criativos para debater e realizar brainstorms de trabalhos interativos e visuais, inspirados no parque, através de som, luz, música, street art, intervenção ecológica, performance, cinema, ciência, cartografia e fotografia. Na última semana deste mês, serão convidados cerca de 50 a 100 participantes internacionais, para discutir temas sobre arte pública, serviço criativo, memória e arquitetura social. Os resultados das oficinas serão exibidos na abertura do Parque no final do mês.

Kulturpark

A ideia principal é repensar o espaço, colaborativamente, conectando comunidades, explorando possibilidades diferentes para compartilhar histórias, lembranças e novas idéias presentes no antigo parque de diversões. È um movimento que irá instigar muitas pessoas a pensarem sobre um novo ambiente cultural. A criação do Kulturpark irá propor uma imensidão de idéias coletivas com base no passado e presente, para criar o futuro do que virá a ser o projeto. Será um intercâmbio criativo, através de uma experiência única que reúne pessoas diferentes como alunos e artistas, aproveitando a paisagem social, cultural e política do parque, para recriar um novo conceito para o local.

Kulturpark

O financiamento do projeto virá do Kickstarter plataforma de financiamento de projetos criativos para o Kulturpark, um esquema de crowdsourcing. Além de parcerias com universidades e instituições americanas e alemãs. O projeto também busca patrocinadores e apoiadores.

Kulturpark

A programação completa será:

De 01 a 21 de junho – Acampamento Criativo: Brainstorm dos trabalhos dentro do parque

De 22 de junho a 01 de julho – Kultur-Exchange: A equipe do projeto convida grupos dos EUA e Alemanha para palestras, oficinas, projetos e pesquisas.

De 28  de junho a 01 de julho – Abertura pública: Inclui conferência de dois dias e exposição.

Assista ao vídeo e entenda melhor o projeto (em inglês).

http://kck.st/GGfa36

Excelente ideia aliando cultura, história e inovação em um ambiente cheio de memória. Vale a pena conhecer e se inspirar!

Crédito imagens: Kickstarter e Agustina Woodgate