Tags

, , , , , , , , , ,

Divulgada nesta semana a pesquisa “The World´s 50 Most Marketable Athletes 2012”, realizada pela SportsPro Media – canal de comunicação inglês voltado para a indústria do esporte, o resultado mostra os 50 atletas mais comercializáveis da atualidade.

A SportsPro Media, de origem  inglesa, oferece uma gama de canais de comunicação especializados na indústria do esporte B2B. Notícias, perspectivas e análises sobre o mercado do esporte, através de relacionamentos com executivos, fornecendo subsídios para investidores com soluções de comunicação, parcerias e emissoras voltadas ao segmento. Possue publicação impressa com a Revista SportsPro Media, consultoria, publicidade on-line entre outras propostas comerciais.

O ranking é baseado no potencial de marketing de cada um, considerando os próximos 3 anos. Os critérios abrangem a idade, mercado de origem, carisma, vontade de ser comercializado e apelo comercial. As informações ainda foram cruzadas com a quantidade de fãs que cada atleta possui atualmente nas páginas do Facebook e seguidores no Twitter.

Neymar

Os 10 atletas mais bem cotados pelo mercado como fonte publicitária são:

  1. Neymar – Futebol
  2. Rory Mcllroy – Golfe
  3. Lionel Messi – Futebol
  4. Usain Bolt – Atletismo
  5. Cristiano Ronaldo – Futebol
  6. Blake Griffin – Basquete
  7. Novak Djokovic – Tênis
  8. Sebastian Vettel – F1
  9. Tim Tebow – Futebol Americano
  10. Yani Tseng – Golfe

Cristiano Ronaldo

Já nas redes sociais, a lista se inverte um pouco. Veja de acordo com o número de fãs do Facebook:

  1. Cristiano Ronaldo – Futebol
  2. Rafael Nadal – Tênis
  3. Lebron James – Basquete
  4. Maria Sharapova – Tênis
  5. Usain Bolt – Atletismo
  6. Dwyane Wade – Basquete
  7. Michael Phelps – Natação
  8. Mesut Ozil – Futebol
  9. Neymar – Futebol
  10. Manny Pacquiao – Boxe

usain-bolt

Confira aqui a lista completa.

Se você fosse uma marca, qual atleta gostaria de associar a ela? Nosso amigo Neymar parece ter o carisma necessário para aparecer nas duas listas com boa classificação. Assim como Cristiano Ronaldo e Usain Bolt. A listagem completa apresenta 07 jogadores de futebol, 06 de basquete e 06 de tênis, 05 pilotos, 04 jogadores de golfe e 04 jogadores de futebol americano. Há ainda 19 americanos entre os Top 50, 07 ingleses, 03 brasileiros e 03 atletas russos. Já na ala feminina, Yani Tseng é a mulher mais bem classificada entre as 08 da lista.

Dá para se ter uma ideia da popularidade gerada através dos profissionais do esporte que, muitas vezes, não ficam apenas nas quadras, piscinas, campos e ginásios e podem sim, estar mais perto de você do que você pensa. Repare nos comerciais de televisão, nas capas das revistas e nas embalagens dos produtos que você consome. Sim, muitos deles estão na sua casa!

*A pesquisa considerou que o Facebook é mais popular em alguns países. Os atletas que fazem parte de equipes, talvez sejam menos populares no Facebook do que aqueles que competem como indivíduos. A lista da SportsPro avalia o futuro, enquanto que os fãs são também reflexo do histórico do atleta.

Crédito imagens: SportsPro MediaTop Drawer Soccer.