Tags

, , , , , , , , , , , , , , ,

O Brasil é enoooorme! Isso ninguém discorda. Por isso mesmo tem estado que congela no frio e outros que torcem para poder usar o pijama de flanela nesta época. Para aqueles locais, onde o frio não perdoa, geralmente no sul do país, muitas casas são equipadas com aquecedores e lareiras. Para outros endereços, vale abusar da imaginação.

Quem não tem muito espaço, mas não quer abrir mão daquele ambiente quentinho e charmoso, pode encontrar inúmeros modelos de lareiras que combinam muito bem com qualquer espaço, inclusive dentro de apartamentos.

Na foto abaixo, a mesa de centro de 2,40m concentra a lareira a gás, embutida no centro. A alimentação é feita pelo piso. O projeto é do arquiteto João Armentano, em sua casa de Campos do Jordão – SP.

lareira-joao-armentano-campos-de-jordao

Nesta outra a lareira a gás foi construída em um triplex. O móvel permite que o fogo seja visto também do lado de fora, já que a lareira possui fechamento com vidro temperado.

lareira-inverno-devidro

Abaixo a lareira funciona com álcool gel. 1L garante 4hrs de fogo. Esta belezinha é feita de poliéster com acabamento em laca. Mais detalhes em ObraVip.

lareiras-aquecer-casa-inverno

Há ainda as lareiras ecológicas que utilizam recuperadores de calor. È uma peça de ferro fundido, geralmente comprada pronta, que equivale à caixa de fogo. Este modelo consome menos lenha e tem mais potência do que um modelo comum. Veja como fazer uma clicando aqui.

lareira-ecologica-deixe-inverno-entrar

Para quem não tem muito espaço o modelo abaixo pode ser uma ótima opção. Sua base é de madeira, possui uma cúpula de vidro e funciona com biofluido a base de álcool. Aquece uma área de até 10m2 e não precisa de nenhuma instalação. Basta escolher o local desejado e voilá! A capacidade do combustível é de 350ml de álcool para cerca de duas a três horas de queima. Este modelo é da EcofirePlaces.

lareira-pequena-apartamento-inverno

O designer americano Hally Allen criou uma luminária que mais parece uma fogueira. Inclusive combina muito com a época de São João. A luminária FireKit foi desenvolvida, não para aquecer, mas para iluminar o ambiente. Criada para ser utilizada em cima da mesa, na verdade pode se adaptar a outros locais, depende da criatividade de cada um.

luminaria-deixe-inverno-entrar

Não importa se é a gás, a lenha, biocombustível ou item décor. O que vale é esquentar os pés nos dias frios de inverno e, de quebra, deixar sua casa com muito mais charme. Vale também improvisar na decoração colocando uma cesta com cobertores enrolados, disponibilizando almofadas com toque aveludado e ainda preparar uma sopa bem quentinha. Para finalizar uma caneca de chocolate bem quente! Hum…irresistível não ficar em casa.

caneca-chocolate-inverno-deixa-entrar

Crédito imagens: Skitsch.it , CasaAbril