Tags

, , , , , , , , , , , , , , ,

Iniciou nesta terça-feira, dia 26.06.12,  a seleção pública da Petrobrás para escolher nove documentários, de 26 minutos cada, focando a história do esporte olímpico brasileiro. Um dos objetivos do projeto “Memória do Esporte Olímpico Brasileiro” que faz parte do programa “Petrobrás Esporte e Cidadania” é homenagear grandes nomes do esporte nacional, além de contribuir para o acervo áudio visual e incentivar à prática esportiva.

memoria-esporte-olimpico-brasileiro

Está é a segunda edição do projeto, aberta a qualquer produtora de vídeo do Brasil cadastrada na Ancine. Serão oferecidos R$230 mil para cada produtora selecionada, totalizando mais de R$2 milhoes em recursos. Este projeto é idealizado pelo Instituto de Políticas Relacionais (IPR), com patrocínio da Petrobrás, apoio da ESPN Brasil, Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e da Cinemateca Brasileira.

Através do site do projeto é possível realizar a inscrição on-line. Os mais engajados aos objetivos serão primeiramente selecionados por uma comissão de profissionais especializados no assunto. Os classificados realizarão sua defesa de projeto diante de uma banca que definirá os nove finalistas.

memoria-esporte-olimpico-brasileiro

A ideia também é exibir os documentários campeões em escolas públicas e em caravanas itinerantes pelo Brasil. Capitaneado por Ana Moser, com o programa Esporte Educacional e junto a Magic Paula com o Esporte de Rendimento, estes projetos dão continuidade e reforçam os objetivos do programa “Petrobrás Esporte e Cidadania”.

No site do projeto também é possível acompanhar um pouco mais sobre o histórico do Brasil nas Olimpíadas ano a ano, iniciando em 1920 na Antuérpia. Com participação em 20 edições, desde a retomada dos jogos em 1896, o Brasil subiu ao pódio com tiro esportivo, basquete, atletismo, natação, boxe, vela, judô, futebol, vôlei, vôlei de praia, hipismo e taekwondo.

Atletismo-Jose-Teles-da-Conceicao

No ano passado, os documentários campeões do projeto foram:

  1. “1968 – A última Olimpíada livre”, dirigido por Ugo Giorgetti
  2. “Maria Lenk, A essência do espírito Olímpico”, dirigido por Iberê Carvalho
  3. “Pátria”, dirigido por Fábio Meira
  4. “O salto de Adhemar”, dirigido por Rafael Terpins e Thiago Bandimarte Mendonça
  5. “Reinaldo Conrad – A origem do iatismo vencedor”, dirigido por Murilo Salles
  6. “Aida dos Santos, Uma mulher de garra”, dirigido por André Pupo
  7. “A luta continua – Um documentário em 12 rounds”, dirigido por Renata Sette Aguilar
  8. “Ouro, prata, bronze e …chumbo!”, dirigido por José Roberto Torero Jr.
  9. “De Olaria a Helsinque: A história de um salto”, dirigido por André Klotzel
  10. “Brilho imenso, A história de Claudia Kano”, dirigido por Denis Kamioka

Assista abaixo um trechinho sobre o documentário “Maria Lenk, A essência do espírito Olímpico”, dirigido por Iberê Carvalho e gravado em 2011 pela produtora Pavirada Filmes e Produções, de Brasília.

Próximo a eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, o resgate histórico dos campeões olímpicos nacionais fica ainda mais evidente. Independente de críticas, muitas vezes com razão, referentes aos grandes eventos esportivos brasileiros, os objetivos do Projeto, possuem caráter cultural elevado e dignificam, como poderia ocorrer mais vezes, o intuito de um concurso público decoroso.

Crédito imagens: Petrobras.com.br, ValedoEsporte, Memoria do Esporte