Tags

, , , , , , , ,

A força do mercado atual é suficiente para gerar inúmeras tendências globais. Com idéias provenientes de todo o mundo, países como Dubai, França, África do Sul, Quênia e Brasil são ditadores de novos mercados e consumos. Inovações tecnológicas, formas diferenciadas de compra, novos públicos, além de hábitos sustentáveis irão fazer você rever alguns conceitos. Aprofunde-se e leia esta matéria, dividida em 3 partes, com detalhes sobre o que já está mexendo com os consumidores.

A tecnologia, logicamente, é uma destas tendências. Apps que auxiliam em ações básicas de nosso cotidiano, como acordar por exemplo. É o caso do Uniqlo Wake Up que acorda os usuários com músicas tocadas com base no clima do dia e acompanhadas de uma voz singela anunciando as horas, as condições climáticas e o dia da semana. Aplicativos atuando como empregados tecnológicos? Pode ser.

Há também, os consumidores que criam uma relação emocional com as marcas, ou vice-versa. Além disso, o retorno financeiro é outro ponto considerado por este consumidor, tornando-se muitas vezes um verdadeiro acionista no negócio. A franquia britânica, Leon Bonds, braço da rede Leon, especializada em fast food saudável, foca em levantar fundo monetário dos seus clientes mais fiéis para expandir sua rede.

E que tal um “toque mágico” capaz de pagar suas contas ou trazer o seu almoço, sem a necessidade de qualquer tipo de locomoção? A francesa Evian Chez Vous criou um imã de geladeira, Smart Drop, onde é possível, através do wi-fi e com apenas um toque, pedir que garrafas de água sejam entregues onde quer que você esteja. Gostou ou quer mais? Então segura essa: em Dubai, os clientes fidelidade da Red Tomato Pizza , recebem em sua casa um imã de geladeira que possui seu endereço cadastrado e sua pizza favorita. Basta um toque e conexão com a internet que a pizza chega em poucos minutos. Ah, e claro pagar suas despesas também ficou mais fácil. Com apenas dois dedos e o sistema de pagamentos biométricos Pay Touch que lê suas digitais previamente cadastradas, não é necessário ficar carregando seus cartões de crédito para todos os lugares.

Agua-evian-tecnologia-smartdrop

http://vimeo.com/35110504

Jovens empreendedores tomando conta de empresas de sucesso. Esta é mais uma tendência mundial, auxiliada por atitudes inovadoras e criativas. O Teens in Tech Incubator  , é um programa prático de 8 semanas que acontece no Vale do Scilício e é voltado para empreendedores de 13 a 19 anos. O Caine`s Arcade é um filme sobre um parque de diversão de papelão, feito pelo garoto de 13 anos Caine Moroy, de Ohio, que é um tremendo sucesso e desencadeou em um fundo escolar para crianças inovadoras.

teens-in-tech-incubator-vale-do-silicio

Membros Teens in Tech Incubator

Marcas com atitudes civis. Em muitos países é mais do que comum à demanda de necessidades maior do que os governos conseguem (ou querem) atender. Por isso, muitas marcas enxergam oportunidades de interagirem com seus consumidores além do relacionamento de compra e venda. A OUTsurance é uma seguradora sul-africana que coloca controladores de trânsito em algumas cidades do país nos momentos de maior pico de veículos. A Telefônica Vivo, aqui no Brasil, se uniu a Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão  e enviou 50.000 SMS para seus clientes desta região, ensinando como se prevenir da dengue, que é um grande problema na região. O provedor mexicano Terra lançou uma ação para incentivar os donos de cães a limparem a sujeira de seus animais nos parques da Cidade do México. Quem jogasse a sujeiras nas caixas especiais espalhadas pela cidade, ganhava créditos em wi-fi.

Continua…no próximo post.

 

Imagens: Teen in TechEvian Chez Vous.