Tags

, , , , , , , , , ,

A sustentabilidade continua em alta sim. Porém em uma dimensão ainda maior. Não há como enganar estes consumidores. Os “ECOnsumers” exigem que toda a cadeia seja a favor do planeta. O Honest By, lançado na Bélgica, vende roupas que informam todo o processo desde a fabricação até a venda, incluindo materiais, fornecedores, certificações e tudo que possa comprovar suas características de roupas sustentáveis. A fabricante de chocolate Gru Grococo produz suas barrinhas  com cacau orgânico, finalizando seu processo em uma micro-fábrica, movida a energia solar, localizada em Granada. O transporte é feito em navios de madeira até o Reino Unido, e os produtos são acondicionados em refrigeradores que funcionam com energia eólica e solar. Todo o lucro do negócio é revertido 100% aos produtores.

chocolate-grugrococo-cacau-sustentavel-tendencia

Conectar o mundo on-line ao off-line parece fazer mais sentido a cada dia. Os novos hábitos incluem “curtir” momentos da vida real fora da rede, mas sem deixá-la de lado. Os cabides da loja de departamentos C&A, receberam um contador de “Curtir” nas lojas do Brasil. Os números aparecem atualizados em quantas vezes a roupa levou um “curtir” na página do Facebook mostrando quais os itens são mais populares e admirados pelos consumidores. As Pulseiras RFID atualizam seu status no Facebook quando são passadas por sensores em parques temáticos da Bégica, Austrália e Israel. Quando entra nos brinquedos, o participante pode avisar seus amigos em que local do parque está e o que está fazendo, além de tirar fotos e disponibilizá-las on-line.

Exclusivo parece ser a palavra de ordem. Quanto mais único, original e difícil de conseguir, melhor. Parece que é assim que muitos consumidores estão apreciando seus novos produtos. A Liberty Coffee , em Cingapura, é uma cafeteria que só funciona quando possui novas safras exclusivas de café. Para saber quando estará aberta e quando terá cafés fresquinhos, as pessoas devem curtir e seguir sua fanpage no Facebook. A banda Absynthe Minded, da Bélgica, só passa seus clipes de lançamento enquanto a  música é tocada nas rádios. Os ouvintes e fãs devem ligar para as rádios e pedir a música para poder assistir ao clipe disponibilizado exclusivamente em um site especial na internet.

liberty-coffee-tendencia-cafeteria-singapura-exclusividade

Conceitos a parte, a questão é que as pequenas tendências estão realmente tomando conta do mercado. Novidades aqui, diferenciais acolá ou na porta ao lado. Não importa. O que vale é pensar em atitudes e ações que ainda não foram pensadas. Ou então, repensar serviços já existentes. Afinal, o consumidor de hoje e de amanhã, busca e olha para todos os lados, menos para trás.

Fonte: Este texto foi escrito com base na pesquisa “12 minitendências”, realizada e divulgada pela Trendwatching.com , empresa que analisa tendências ao redor do globo e realiza diversos trabalhos na área de marketing, criatividade e pesquisa.

Imagens: Gru GrococoLiberty Coffee.
Ler matéria “Tendências de consumo: presente e futuro” Parte 2 e Parte 1.