Tags

, , , , , , , ,

O mundo realmente está muito moderno. Imagine que agora, além de poder conversar com os políticos via redes sociais, também é possível acompanhar on-line a votação dos americanos. Algumas ferramentas digitais estão disponíveis na internet e mostram alguns detalhes de como está sendo a votação por lá.

No Facebook, por exemplo, há um mapa de votação que mostra uma linha do tempo onde é possível saber os horários de pico dos votantes. Além disso, você ainda acompanha quantos homens e quantas mulheres já votaram, além de uma quebra da informação por estado.

votação, presidente, EUA, eleitores, ferramentas, midias digitais, redes sociais

O portal foi criado para que as pessoas compartilhassem com seus amigos o momento do voto nas eleições 2012. As informações são agregadas e compiladas na página desenvolvida pelo Facebook. O mapa ainda mostra o grau da atividade piscando bolinhas azuis nas regiões onde estão ocorrendo mais votos e um contador vai mostrando o número de eleitores que já escolheram o novo presidente americano.

presidente, EUA, votação, americana, eleitores, votos, facebook

O Foursquare também disponibilizou um mapa da eleição. É preciso realizar um check-in para ganhar a medalha especial da eleição: “I Voted 2012”. O sistema é parecido e possui um contador daqueles que já votaram com a divisão por estado e sexo. Nesta versão ainda é possível localizar através do endereço, o local onde o eleitor deve se dirigir para votar graças à parceria do Google com o aplicativo.

voto, america, EUA, eleição, foursquare, eleitores

voto, america, EUA, eleição, foursquare, eleitores

Uma pesquisa americana realizada de 01 a 04 de novembro nos EUA, revelou que 29% dos eleitores entre 18 e 49 anos anunciaram seus votos via redes sociais ou receberam/enviaram mensagens pedindo voto para algum candidato. Será que as redes sociais vão conseguir prever quem será o novo presidente americano nas eleições de 2012?

 Acompanhe os mapas ao vivo: Facebook Map e Foursquare Map

Fonte Pesquisa: Pew Research Center´s Internet & American Life Project