Tags

, , , , , , ,

Em busca de qualidade de vida e de novos desafios, muitas pessoas estão buscando um esporte diferente para inserir em seu dia a dia. Alguns começaram com as corridas de rua, outros vieram do ciclismo. Independente de como surge o interesse pelo Triathlon, o que vale é conhecer e quem sabe começar.

Foto: Diamond Duste

A prática deste esporte combina percursos de natação, seguido por ciclismo e terminando com a corrida, tudo em sequência e sem intervalos. As provas ocorrem em diferentes distâncias variando as versões em quilometragens. Existem algumas peculiaridades que envolvem uma competição além da largada e da chegada, como a área de transição, a contagem de voltas, os tempos de cada percurso, as penalidades e os veículos de controle.

Foto: Mariano Kamp

Triatletas devem ser bons nadadores, exímios ciclistas e excelentes corredores. As competições são extremamente exaustivas e o atleta vencedor tem que ter uma boa reserva de resistência, força e principalmente persistência.

A distância da prova para os Jogos Olímpicos foi definida com 1.500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida, com pequenas variações em função dos percursos. Atletas amadores podem percorrer estas e outras distâncias durante inúmeras competições que ocorrem durante o ano todo.

Nas Olimpíadas de Londres 2012, o Brasil contou com 3 representantes brasileiros junto aos mais de 100 competidores olímpicos que realizaram a prova no Hyde Park em agosto deste ano. A autora do nosso Blog, que também é triatleta, fez um post para um portal esportivo na época dos jogos, relembre como foi.

Foto: ConteúdoBistrô

Os resultados para o Brasil ainda estão longe das primeiras colocações. No entanto percebemos uma movimentação positiva em relação à Confederação Brasileira (CBTri) e algumas federações estaduais.

O triathlon surgiu em San Diego (EUA) em 1974 e teve sua primeira prova de longa distância realizada no Hawaí, em 1977. O esporte chegou ao Brasil em 1981, porém a CBTri surgiu apenas 10 anos depois com a participação de algumas poucas Federações que incluíam Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Atualmente a entidade conta com 24 federações pelo país e tem cerca de 2.200 atletas filiados.

Acompanhe mais detalhes sobre o esporte no infográfico:

Fonte: CBTri