Tags

, , , , , ,

Para os marqueteiros de plantão, uma análise bacana a ser avaliada. Para os consumidores, algumas situações podem parecer familiares. Independente se você leitor é um consumista de carteirinha ou faz parte do mercado de ofertas, aqui listamos algumas tendências divulgadas em dezembro pela Trendwatching, empresa que analisa, pelo mundo todo, comportamento e estuda as melhores soluções para o consumo e para o mercado.

1. Consumidores passam a influenciar nas decisões de grandes marcas, fazendo parte de lançamentos de novos  produtos através de plataformas diferenciadas como crowdfunding e crowdsourcing. A cadeia de faz-food inglesa Leon Bonds criou um projeto para arrecadar dinheiro de seus clientes, e não de investidores, para expansão da cadeia de restaurantes da marca. Quem ajudou, recebeu créditos para gastar nos restaurantes. 

Conheça as 10 tendências de consumo para 2013

Foto: Fernando Carmona

2 e 3. Mercados emergentes ganham força e produzem mais para classes emergentes. A expectativa é que em 2013 o PIB destes mercados ultrapasse pela primeira vez o de mercados mais desenvolvidos. Em outubro deste ano, a marca brasileira de chinelos Amazonas Sandals anunciou que irá abrir fábrica na China ano que vem. Vinculada a esta expectativa, os emergentes viram moda e passam a ter orgulho de sua produção, cultura e história, divulgando-as ainda mais. A marca de produtos de beleza, Sol de Janeiro, está sendo vendida nos EUA nas lojas Sephora.

4. Os smartphones estarão cada vez mais próximos da vida de todos nós. Quem ainda não tem, vai ao menos saber o que é e querer ter um. Quem já tem, passará a utilizar mais aplicativos e plataformas que se encaixem em nosso dia a dia. A rede de supermercados mexicana do Walmart, a Superama, utiliza QR codes com produtos virtuais em alguns quiosques em shoppings da Cidade do México.

Conheça as 10 tendências de consumo para 2013

Foto: Adrian Short

5. O conceito de sustentabilidade cresce e recria termos como o “New Life Inside” onde produtos utilizados não são mais descartados e voltam à natureza para criação de algo novo. O lápis que cresce como uma árvore é um exemplo deste conceito. O Sprout tem uma cápsula no topo do lápis que, ao ser molhada, é dissolvida permitindo que o lápis dê origem a uma nova plantinha.

6. As pessoas esperam muito mais de seus médicos. Esperam a indicação de novos aplicativos tecnológicos com assuntos ligados a doenças e tratamentos, assim como recebiam até hoje receitas médicas em papel. O Proteus Digital Health é uma capsula aprovada pelo FDA americano (Food and Drug Administration) que é ativado no estômago e informa a um aplicativo de smartphone se os medicamentos não foram ingeridos pelo paciente no período corretamente determinado.

Conheça as 10 tendências de consumo para 2013

Foto: Josue Goge

7. Consumidores sabem que seus dados tem grande valor para o mercado e que a qualidade das informações vale mais que a sua quantidade. Por isso algumas empresas se antecipam e mostram aos consumidores como estão utilizando suas informações a seu favor. O Movenbank é um aplicativo que ajuda seus usuários na gestão de seu dinheiro. O sistema possui dados com seus gastos e suas economias e recompensa o usuário em um esquema de pontuação com descontos em tarifas e produtos.

8. A produção de itens pelo próprio consumidor estará cada vez mais presente nos mercados. As pessoas irão buscar itens específicos que estejam disponíveis a qualquer momento e valorizarão aqueles feitos em seu país. A Veloscoot, fabricante de bicicleta elétrica francesa, mudou sua fábrica da China para La Rochelle alegando que a primeira bicicleta elétrica “fabricada na França” seria mais competitiva.

Conheça as 10 tendências de consumo para 2013

Foto: Azevedodacax

9. A transparência estará em alta e as empresas devem trabalhar em favor disso. O Mc Donald´s começou a divulgar as calorias de seus lanches nos EUA em setembro deste ano. Nos menus e no drive-thru de seus restaurantes, a frase “favorites under 400 calories” tenta promover os lanches mais leves da rede.

10. Não são somente os consumidores que estarão comandando o mercado. Algumas marcas conseguirão exigir atitudes sustentáveis e socialmente responsáveis de seus consumidores. O time de futebol Vitória lançou seu novo uniforme nas cores branco e preto em julho deste ano. As cores originais do time, vermelho e preto, só foram definidas à medida que o banco de sangue foi conseguindo doações e a cor vermelha foi sendo inserida na nova camisa.

Leia também outros artigos escritos pelo nosso blog baseados em análises da Trendwatching.

Leia mais sobre: Leon BondsAmazonas SandalsSuperamaSproutProteus
Digital HealthSol de JaneiroMovenbankVéloscoot e Mc Donald´s.
Fonte: as informações aqui contidas consideraram as análises disponíveis em Trendwatching.