Tags

, , , , , , , , , ,

Quando vamos ao supermercado, as lojas de departamento, de automóveis, ou mesmo quando procuramos algum produto na internet, nos deparamos com inúmeras possibilidades. Nós, consumidores, somos rodeados por um mar de opções e novidades em cada experiência de compra. As marcas buscam nos surpreender a todo o momento e por isso, é fácil sentir-se como um novato em meio a infinidades de novos produtos, aplicativos e serviços que ainda não esperávamos que já estivessem em operação.

Experimentar pela primeira vez. Confira se você é um consumidor virgem.

Foto: Tony Galvez

Estamos falando novamente de Newism. Quem não leu nossa matéria a respeito pode clicar aqui. A curiosidade pelo que é novo nos faz querer descobrir mais a cada dia, ou a cada compra. Novas marcas tomam conta de nosso dia-a-dia. Se pudermos vivenciar experiências de maneira simples e intuitiva, melhor ainda. Mais pontos ganha a nova marca ou produto. A tendência de consumo da qual falamos é fortemente influenciada pelo novo.

Ou melhor, pelos 19 mil novos apps que a Apple disponibiliza todos os meses, pelos 18 mil novos projetos de Kickstarter que conseguiram financiamento por meio de crowdfunding em 2012 ou pelas mais de 1 milhão de novas patentes concedidas na China no mesmo ano. (Fonte: trendwatching.com)

Nós, consumidores podemos ser novatos e ávidos por tudo que ainda não conhecemos. Ter “fome” por novas tecnologias. De fato, no final do ano passado, filas lotaram as lojas graças ao lançamento do novo iPad 4 e do iPad mini. Neste ano, em janeiro, o tablet Ultra-HD 4K da Panasonic parece ter sido a bola da vez. O mais incrível, é que apesar de muitas vezes sermos novatos em aplicativos que ainda nem testamos, produtos que nunca consumimos ou compramos, ainda assim, muitos consumidores têm um alto padrão de exigência quando vão as compras. Sem ter acesso a alguns produtos, parece que o “Tsunami” do consumo invadiu a nossa praia e pegamos o diploma de “descolados no assunto”, mesmo sem nunca ter adquirido um exemplar do produto que está em alta em eventos de lançamento, nas lojas ou provocando um grande buzz nas redes sociais.

Experimentar pela primeira vez. Confira se você é um consumidor virgem.

Foto: etcusc

Para chamar a atenção do consumidor novato: basta ser simples, direto e relaxar. Ou seja, quando algo novo chega de maneira fácil e intuitiva, olhamos com bons olhos e com mais atenção. Se a mensagem for explicativa e compreensiva, captamos melhor e mais rápido, já que temos infinitas possibilidades de escolha. Se não conhecemos a marca ou produto, precisamos de uma apresentação não é mesmo? E por último, mas não menos importante, não exija comprometimento de nossa parte. Se gostarmos vamos atrás de mais, se nos sentirmos pressionados, mudamos para a próxima opção que estiver na nossa frente. E olha que são várias! Por isso, muitas vezes acesso ao produto não precisa significar a compra do mesmo. Quem não gostaria de testar primeiro, alugando ou apenas experimentando?

Algumas marcas e produtos servem de exemplos e estão sendo citados por muitos entendidos no assunto. Se você ainda não conhece vale dar uma espiadinha:

  • Que tal ajustar o foco de sua foto depois dela ter sido tirada? Conheça o Lytro.
  • Marca de Jeans conta sua história aos consumidores como estratégia de abertura  de mercado.
  • Alugue um BMW como se fosse uma bike de aluguel.

Crédito: Esta matéria faz parte das pesquisas de tendências da trendwatching. (trendbriefing fevereiro de 2013).