Tags

, , , , , , , , , , , , , , , ,

Quem não gosta de ter em casa um cantinho reservado para as plantas, ou mesmo espalhar alguns vasinhos pelos ambientes? Mas nesta época de calor, tem que saber regar direitinho e não pode deixar a plantinha abandonada no sol! Depois de tanto comprar plantas e flores, a gente acaba pegando o jeito. E nada melhor do que uma boa conversa com aquele especialista a quem você costuma sempre recorrer, quando a casa começa a ficar triste e sem cores. Hoje, nosso post fala sobre a melhor maneira de cuidar das plantinhas nesse verão.

Saiba como cuidar das plantas no verão

Foto: smb Flickr

Se você mora em apartamento, que não possui área descoberta ou varandas é mais fácil manter pequenos vasos ou no máximo uma jardineira. Muitas pessoas costumam aumentar as regas no verão, no entanto isso é um engano. Mesmo nessa época, os vasos devem ser molhados apenas quando a terra está ficando seca. O melhor método ainda é o de usar os próprios dedos para saber se ainda há umidade no vaso: pressione com o polegar e o indicador, se os dedos estiverem sujos de lama ainda há água no solo.

O horário também é importante: sempre pelo início da manhã ou no final da tarde. Ao meio-dia o solo pode estar muito quente e a água acaba evaporando antes mesmo de chegar até as raízes. Nunca molhe as folhas e flores e muito menos, as coloque no sol se isto ocorrer, pois pode haver a queima das folhagens.

Saiba como cuidar das plantas no verão

Foto: ConteúdoBistrô

Corte sempre os galhos secos e as flores murchas, isso ajuda a fortalecer aqueles brotinhos que estão nascendo. Os nutrientes também são mais bem absorvidos e, além disso, deixar folhas secas na base dos vasos dificulta a circulação do ar pelas raízes nos dias mais abafados. Fique de olho no caule! È nessa época que os fungos costumam aparecer.

È também no verão que as plantas estão em plena atividade e por isso é o melhor período para comprar adubo. Não é tão fácil perceber quando elas apresentam sinais de fraqueza, mas normalmente, o crescimento torna-se lento, o caule e as hastes ficam mais frágeis, a folhagem parece menor, sem brilho ou amarela. Procure uma loja especializada para saber o adubo correto e a quantidade ideal para cada tipo de planta.

Saiba como cuidar das plantas no verão

Foto: ConteúdoBistrô

Por fim, nunca acumule dúvidas. Vale buscar na internet ou perguntar sempre ao seu “jardineiro amigo” sobre assuntos que esclareçam a melhor maneira de cuidar de seus vasos!

Curta o verão e aproveite para enfeitar ainda mais a sua casa.

Fonte: nosso “jardineiro amigo”