Tags

, , , , , , , , , , , , , , , ,

Corrida, todos nós conhecemos, mas esta versão inclui muito mais do que um único esporte. São normalmente várias modalidades, com o acréscimo de muita adrenalina e resistência física. Já imaginou uma competição que dura quatro dias seguidos (ou mais) e que parece uma expedição com tempo limitado? Mergulhe nesse universo e fique por dentro.

Você já ouviu falar em corrida de aventura?

Foto: Jonatha

Nossa colunista teve a oportunidade de conhecer mais de perto este mundo particular. Aproximou-se de organizadores de grandes competições durante trabalho de marketing esportivo e atuou como voluntária em provas do gênero.

O AdventureCamp, por exemplo, é um circuito composto por quatro eventos anuais que ocorrem durante um final-de-semana. No sábado, acontece a escola de aventura onde profissionais do esporte e iniciantes se misturam para troca de experiências e aprendizado. Neste dia acontece o treinamento das modalidades que envolvem a corrida de aventura: mountain bike, trekking, canoagem, orientação (ler mapas, usar a bússula, azimute) e técnicas verticais (subidas e descidas em rapel).

Você já ouviu falar em corrida de aventura?

Foto: Jonatha

No dia seguinte, acontece a largada da competição em equipes, normalmente formadas por quatro integrantes que percorrem alguns bons quilômetros entre rios, cachoeiras e trilhas com muita lama, subidas e descidas. Na verdade, este é somente um exemplo. Existem vários formatos e um extenso calendário de competições para quem se apaixona por este esporte.

As durações também variam muito indo de triathlons off-road até expedições com mais de 10 dias, onde todos devem trabalhar em equipe e ser auto-suficientes para terminar a prova. Cada equipe deve determinar qual a melhor estratégia a ser traçada por locais remotos e muitas vezes selvagens, usufruindo de equipamentos e comida que levam consigo e que darão suporte e ritmo para que vençam a competição.

Você já ouviu falar em corrida de aventura?

Foto: Turismo Bahia

Ao longo dos percursos, cada equipe é obrigada a passar pelos postos de controles (PC) para confirmar sua continuidade na competição e para informar que estão no caminho correto. Cada PC possui um número e uma ordem de passagem e devem ser encontrados na sequência correta. É necessária muita habilidade técnica, estratégica, planejamento, além de muita resistência física e mental.

Uma das maiores competições organizadas na America Latina é o Ecomotion/Pro, que possui entre uma de suas etapas, a classificatória para o AR World Championship (Circuito Mundial de Corridas de Aventura). Para este ano, a prova será realizada entre os dias 09 a 18 de agosto no nordeste do Brasil (região ainda não divulgada). Serão 600km a serem percorridos por três integrantes masculinos e obrigatoriamente um feminino. Mas, todos podem começar pelas versões menores para conhecer melhor o esporte e vivenciar esta nova experiência. Vale a pena, nós recomendamos!

Você já ouviu falar em corrida de aventura?

Foto: nossa colunista no Ecomotion Pro, Edição 2007 em Búzios – RJ

Saiba aqui como começar e conheça o Calendário de Corridas de Aventura 2013 

Recomendamos também: AdventuremagEcomotion e AdventureCamp.